QUADRIL

O quadril é formado pelo acetábulo (osso da bacia) e pela cabeça do fêmur (osso da coxa). Esta importante articulação pode ser fonte de dor. A dor no quadril pode reduzir a qualidade de vida e impedir a realização de tarefas simples do dia a dia como fazer uma caminhada ou calçar uma meia.

 

prótese ou artrosPLASTIA do quadril

A artroplastia ou prótese de quadril consiste em substituir a articulação doente por uma artificial. Existem vários tipos e modelos. As próteses podem ser fixadas ao osso com cimento ortopédico ou sem cimento. Na escolha, leva-se em conta, a doença que acomete o quadril, a idade do paciente e as atividades de vida diária que o paciente executa.

A cirurgia é realizada com o objetivo de melhora da dor, da movimentação do quadril operado e trazer de volta a qualidade de vida do paciente. 

 

indicações

A prótese de quadril é indicada nos casos de artrose (desgaste) da articulação do quadril que está causando dor e limitações nas atividades diárias.

a cirurgia

Deve sempre ser realizada por membros da Sociedade Brasileira de Quadril com equipe especializada. A anestesia depende de cada caso e será uma decisão tomada em conjunto com o anestesista para realizar sempre a mais segura para cada paciente (raquidiana ou geral). O acesso cirúrgico é realizado na face lateral da coxa. A cirurgia geralmente leva de 40 minutos a 2 horas. 

a reabilitação

A fisioterapia já começa dentro do hospital. Sentar e andar são as primeiras atividades. O andador será um companheiro na recuperação. Claro que cada caso será tratado de forma individual e a recuperação pós operatória deve ser modificada para se adequar a cada padrão de paciente.